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Ganhe dinheiro com a internet

8 dicas para empreender no mundo digital

Por Fábio Manoel Gomes Maciel dia em Dicas

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Foi-se o tempo em que a internet era considerada “terra de ninguém” e um lugar apenas para descontração e passagem de tempo. Cada vez mais presente na vida das pessoas, o mundo online consegue ser lucrativa opção de trabalho para quem quer viver fazendo vídeos engraçados, cantando, cozinhando ou, até mesmo, para empreendedores que precisam e desejam crescer e impulsionar uma empresa.

De acordo com dados do IBGE, divulgados em abril desde ano e com base em pesquisas de 2014, a internet já está presente em mais de 50% das casas no Brasil. São, ao todo, 36,8 milhões de lares e mais de 100 milhões de pessoas on-line dividindo o tempo entre o mundo real e as redes sociais, sites de compras, notícias, relacionamentos, jogos, entre outros.

O número grandioso de acessos e a democratização que o meio online oferece chama atenção para um fato: há todo tipo de cliente espalhado na rede. De acordo com o consultor de marketing e especialista em performance digital, Marcelo Montone, ser relevante na Internet para as pessoas que procuram conteúdos relacionados ao seu negócio, seja ele qual for, atualmente, tornou-se praticamente uma obrigação.

Ainda de acordo com Montone, a internet consegue mensurar os resultados das ações de marketing digital praticamente em tempo real. “Diferente do marketing off-line, que não consegue mostrar quem e quando você atingiu, na internet é possível mensurar em tempo real quem está envolvido com a sua publicação no Facebook, por exemplo, e te dá fonte de ligação com o cliente muito mais próxima do que qualquer outra, possibilitando entender todo o percurso do seu cliente, do interesse e busca à conversão de vendas”.

Muito mais do que aparecer na internet, é necessário seguir alguns passos para que a presença na rede seja feita da melhor maneira possível. Para incentivar empresários e quem pretende investir na internet, Montone listou oito conselhos de ouro para quem busca a internet como maneira de ganhar dinheiro e fugir da crise.

1. Saiba exatamente quem é o seu consumidor
Tão importante quanto saber se são homens ou mulheres, se moram em São Paulo ou no Rio de Janeiro ou se são da Classe A ou D, é entender os hábitos do seu consumidor. Quem compra o seu produto ou serviço busca que tipo de conteúdo? Navega por quais canais? Participa de promoções? Como é o estilo de vida desse consumidor? Quais horários ele está mais disponível para se relacionar com a sua marca? Essas são as perguntas mais importantes para o início do processo de marketing digital, entendendo quem é o seu consumidor você terá condições de atingi-lo no momento e no canal correto.

2. Entenda a linguagem que os engaja e a que os repelem
Saber falar com quem será seu cliente é fundamental. Eles precisam se sentir representados pela marca, pelo estilo de vida. Não há como ser extremamente formal quando se vende roupas para bebês, por exemplo, da mesma maneira de que ser informal para um público de relógios exclusivos e executivos talvez não seja um bom negócio. Toda marca deveria ter personalidade bem definida, e são as características que formam esta personalidade que os seus consumidores buscam.

3. Descubra quais são as bandeiras que eles defendem
O seu consumidor é engajado politicamente? Ele busca estar inserido em que contextos da sociedade? O que ele defende e o que ele abomina? É um perfil que da mais valor ao meio ambiente? É um perfil mais fitness ou menos preocupado com os valores estéticos da sociedade? Saber encontrar os valores que a sua marca defende entendendo os valores do seu consumidor é importantíssimo se você almeja ser uma escolha do consumidor nos dias atuais. 

4. Crie o seu site com base em tudo o que estudou nos pontos anteriores
Você já sabe as preferências de seu cliente. Agora é o momento de concentrar em um site as principais características de acesso que eles gostam e mostrar o eu trabalho da melhor maneira possível, nunca se esquecendo das melhores práticas de desenvolvimento digital, como por exemplo, produzir site responsivo (que se adequa a resolução da tela do usuário) ou utilizando práticas de SEO (Search Engine Optimization), que são técnicas para que o seu site esteja em melhor posição no ranking do Google.

5. Assim como a sua presença nos canais de redes sociais
As Redes Sociais despertaram comportamento sem precedentes em nós consumidores. Nelas descobrimos que temos voz e que podemos fazer a diferença. Portanto, relacione-se com o seu consumidor onde ele está engajado e onde ele cobrará de sua marca os valores que ela defende: qualidade, prazo, preço, seja o que for, o seu consumidor estará presente nos canais gerando conteúdo, se vai ser positivo ou negativo vai depender de você.

 6. Segmente as suas campanhas digitais com filtros comportamentais
Não faça publicidade como é feita no modelo off-line: praça, classe social e posses são menos importantes do que os hábitos de consumo e navegação que o seu consumidor tem na Internet. Segmente as suas campanhas por comportamento, como por exemplo: pessoas que gostam de café e de ferrari, mas que entram no Facebook somente após as 21h00, e que residam em São Paulo. Percebe como o peso do demográfico ficou bem menor do que o comportamental?

7. Crie um plano de mensuração com metas e prazos claros e objetivos
Saber o que é sucesso para você e sua marca é o primeiro passo para entender o que se medir nas ações que fará na Internet, o que é mais importante? Que as pessoas vejam e conheçam o seu produto? Que elas se cadastrem no seu site? Que participem de uma promoção emitindo um voucher ou cupom? É importante medir de forma clara o funil de conversão que faça sentido para a sua marca.

8. Faça tudo de novo de tempos em tempos
Reinvente-se! Em um terreno empírico como a Internet, estar antenado as novas tecnologias, tendências e serviços disponíveis e com a evolução constante dos hábitos de consumo na internet certamente o fará revisitar o seu site, as suas redes sociais e o seu planejamento estratégico digital.

 

Escrito por Marcelo Montone no portal http://portal.comunique-se.com.br

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