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Não faça da aquisição de fãs o principal objetivo da sua estratégia!

Quanto isso contribui para as vendas? Afinal, vender é a única atividade que efetivamente traz dinheiro para dentro da empresa. Todo o restante é custo.

Por Fábio Manoel Gomes Maciel dia em Dicas

Não faça da aquisição de fãs o principal objetivo da sua estratégia!
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Muita gente se impressiona com alguns números comuns em Web Analytics: número de pageviews, seguidores no Twitter, pessoas que curtiram no Facebook, visualizações no Youtube etc.

Esse tipo de métrica costuma fazer muito bem para o ego. O responsável de Marketing ganha crédito e admiração na empresa e tudo parece perfeito. Falta, no entanto, um ponto essencial: quanto isso contribui para as vendas? Afinal, vender é a única atividade que efetivamente traz dinheiro para dentro da empresa. Todo o restante é custo.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é sua alta capacidade de mensuração, e não utilizá-la corretamente pode ser considerado um desperdício.

Falando de Facebook Ads, um erro bem comum que observamos ocorre quando as empresas focam grande parte do seu orçamento em aquisição de fãs, ou seja, em aumentar o número de curtidas da página.

É claro que quantidade é importante, pois isso serve de prova social e transmite credibilidade para muitas pessoas que ainda não conhecem a empresa. Acontece que, como dissemos anteriormente, focar nessa métrica não será algo que trará retorno em vendas de forma direta.

Outro fator aqui é o baixo alcance orgânico: quando você compartilhar alguma coisa na página da sua empresa, essa atualização não será exibida para 100% dos seus fãs. Pelo contrário, será exibida para uma fatia bem pequena, sendo que, para alcançar mais pessoas, deverá pagar para isso.

A recomendação, nesse caso, é focar os anúncios em “conversões no site”, como mostra a imagem abaixo. Isso porque a métrica final (conversões) representa de fato algo que terá impacto financeiro, seja imediatamente, quando o anúncio for para um produto, ou indiretamente, quando o foco for a geração de Leads.

Com esse objetivo, você conseguirá mostrar - e comprovar - o ROI (retorno sobre o investimento).

Texto retirado de eBook do site http://resultadosdigitais.com.br

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