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Por que o branded content é essencial para a estratégia de marketing de atração

Empresas que querem alcançar melhores posições em uma busca orgânica precisam ter conteúdo relevante, único e bem feito em suas páginas da web ou blog

Por Fábio Manoel Gomes Maciel dia em Dicas

Por que o branded content é essencial para a estratégia de marketing de atração
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Nos últimos tempos, algumas marcas adotaram novas formas de conquistar consumidores. E como os métodos de publicidade já conhecidos já não são o bastante, as marcas estão adotando novas estratégias de comunicação. É nesta tarefa que o branded content se destaca, que evolui conforme o comportamento das pessoas.

Sem dúvida, não se pode simplesmente adotar essa fórmula sem antes conhecer sua audiência, e com base nisso, planejar objetivos e canais. Conversamos sobre esse e outros assuntos com Eduardo Cortez, presidente da Search Optics para a América Latina, empresa de marketing digital que se especializa em soluções integradas personalizadas com foco no mercado automotivo e que acaba de se instalar no Chile. Confira:

Saímos do publieditorial para o branded content. Quais são os principais benefícios deste último?

Ferramentas de Pesquisa como o Google estão confiando cada vez mais em um bom conteúdo para classificar um website na página de resultado. O que significa que as empresas que querem alcançar melhores posições em uma busca orgânica precisam ter conteúdo relevante, único e bem feito em suas páginas da web ou blog. Aí é onde o branded content chega para exercer um papel principal na estratégia de marketing digital, apoiada por esforços do SEO (otimização de ferramenta de pesquisa). Na Search Optics, nossos esforços em SEO são orientados para criação de tópicos que possam apoiar uma história que será enriquecida com as palavras-chave que nossos clientes queiram que apareça. Depois temos jornalistas que constroem conteúdo de marca e o entrega aos especialistas de SEO que publicarão o artigo em um blog de nossos clientes e também o promovem em páginas externas. Em apenas algumas semanas, vemos que esses esforços se traduzem em uma melhor posição do ranking das buscas orgânicas.

 

Qualquer empresa pode recorrer ao content branding?

Sim, e isso já tem sido utilizado com bons resultados por empresas que vendem em um ambiente B2B. O branded content se tornou uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing de atração (inbound marketing) em que as empresas buscam obter clientes potenciais, em vez de procurar ativamente novas perspectivas.

Quais são os principais objetivos disso?

O branded content vai educar os clientes sobre um determinado e mostrará como a solução do nosso cliente pode resolver um problema particular.

Uma vez que se opta por gerar conteúdo, como programar o que se vai publicar, como será feito e em que plataforma será publicado?

A Search Optics começa definindo um calendário de 12 meses com diferentes temas para escrever conteúdo. Por exemplo, o objetivo de uma concessionária de automóveis é vender mais carros, então criamos um calendário com uma seleção de poucos modelos para promover.

Então, começamos a escrever artigos sobre diferentes aspectos do veículo - como o sistema de informação e entretenimento, o manuseio do motor. Isso é feito por jornalistas especializados na indústria e depois passado para os especialistas de marketing digital, para que eles possam criar as etiquetas que permitirão que o artigo seja indexado pelas ferramentas de busca.

Quais são os principais formatos de trabalho: gerenciá-lo dentro da empresa, unir forças com os meios ou recorrer a agências?
Uma agência especializada, como a SearchOptics, pode fazer branded content de forma significante e de maneira mais acessível. Obviamente que as empresas podem criar conteúdo por conta própria, mas essa é uma tarefa que consome tempo e requer o conhecimento dos algoritmos dos buscadores.

Como gerar conteúdo que seja relevante para o público?

O primeiro passo é alinhar o conteúdo com os objetivos do negócio da empresa. Logo, existem formas de encontrar o que os usuários estão buscando na internet. Com a combinação dessa informação, os jornalistas e especialistas em marketing digital podem começar a criar artigos.

Quais casos exemplares podem ser mencionados?

A Search Optics possui um cliente no Brasil que queria aumentar seus lucros no conserto de automóveis. Eles são uma concessionária da Mitsubishi, mas a loja não estava sendo utilizada plenamente. Portanto, nossos especialistas criaram um calendário para conduzir clientes potenciais que queriam realizar a manutenção de seus veículos. O primeiro conteúdo que criamos era sobre o check-up prévio para as férias ( "Vacation Check-ups") e foi publicado em dezembro. Em apenas 10 dias, a página web desse cliente ficou classificado em #7 no Google para os termos relacionados com manutenção de veículos.

http://www.administradores.com.br

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